top of page

Onde tudo começa

  • Foto do escritor: Valentina Asmus
    Valentina Asmus
  • 9 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de out. de 2022

Se escutar está entre as muitas habilidades perdidas do ser humano...

ree


Onde tudo começa: todo manhã quando levanto, sento em silêncio e é exatamente aí que tudo começa.


Gosto de me conectar ao devocional, ascender meu altar, entoar meus mantras e colocar as minhas intenções claras e visíveis para o universo, mas imprescindível mesmo é só o silêncio.


Vivemos nessa sociedade barulhenta e que nos cobra muitas ações. Quando sento, respiro. E quando respiro me ensino que existe um tempo para tudo, inclusive para a não ação. Aprendo no silêncio que há muito o que escutar na realidade daquilo que acontece dentro e que esse muito me direciona melhor para agir na realidade do que acontece fora, aquela que experienciamos na maioria do tempo e que tomamos como única.


Se escutar está entre as muitas habilidades perdidas do ser humano. Nos foi imposto ouvir o que o outro ou a sociedade tem para nos dizer, sobre o mundo e sobre quem devemos ser e a partir dessa escuta construímos as nossas regras e aprendemos a seguir as impostas. Estar em silêncio é quebrar esse padrão automático de comportamento e se oportunizar outras percepções sobre aquilo que temos como verdade absoluta.


Esteja preparado. No silêncio nem sempre o que se ouve é agradável. Existe muita sombra, muito ruído indesejável, mas ao testemunhá-los me abro a oportunidade de que eles também fazem parte da minha construção e portanto devem ser honrados na sua mesma soberania. A conceitualização do mundo que classifica tudo entre bom, ruim, perfeito ou indesejável é que nos traz essa visão excludente do que surge quando sentamos para nos observar. No entanto, não existe caminho de luz sem caminho de sombra.


Com o tempo é possível perceber a estabilidade e a completude desse simples ato: o de começar o dia pelo silêncio. Uma sensação de observar o mundo e apesar dos pesares vê-lo em ordem e uma capacidade de apreciar as coisas como são. Tudo isso coloca o coração em alinhamento e a mente acompanha esse estado permanecendo agora, onde tudo começa, mais preparada para o dia e o que ele trouxer.




 
 
 

Comentários


Valentina Asmus - 2023
bottom of page